A Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Dr. Mário Sacramento (Aveiro) e a Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Adolfo Portela (Águeda), participam na edição deste ano do concurso para jovens tradutores que conta com um total de 22 estabelecimentos de ensino de Portugal.
Os alunos, de 17 anos de idade, porão à prova o seu conhecimento de línguas estrangeiras, ao mesmo tempo que experimentam estar na pele de um tradutor profissional. “O concurso Juvenes Translatores é um excelente meio para promover a aprendizagem de línguas e a tradução como uma carreira gratificante para os jovens”, declarou Androulla Vassiliou, Comissária da Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude. “Como a maioria dos participantes traduz para a sua língua materna, o concurso sublinha igualmente o nosso empenho na diversidade linguística, um dos maiores trunfos da Europa”.
Os alunos traduzem um texto de uma página com base na sua escolha de 506 combinações linguísticas possíveis, de entre as 23 línguas oficiais da UE. Este ano, o tema dos textos será o voluntariado, de forma a assinalar o Ano Europeu do Voluntariado.
O concurso dirige-se aos alunos nascidos em 1994 e tem lugar a 24 de Novembro, em simultâneo, em todas as escolas seleccionadas. Há 22 escolas portuguesas envolvidas num total de 720 escolas europeias com 3 mil alunos. |