A agenda escolar municipal de Estarreja entregue a 2350 alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do concelho é, este ano, dedicada ao desenvolvimento sustentável. Acção realizada em articulação com o EcoEstarreja, projecto de regeneração urbana da cidade. O Garci, mascote do BioRia que representa a Garça-vermelha, acompanha os alunos nesta aventura ao longo do ano lectivo.
Em cada mês, o aluno encontra um tema diferente, com informação, conselhos e actividades práticas: mobilidade, biodiversidade, ecoeficiência, consumo sustentável, solidariedade, estilo de vida saudável, água, património, educação ambiental, empreendedorismo, cultura e turismo.
Novembro é o mês da ecoeficiência. Dá-se a conhecer aos alunos o Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja que se distingue pelo planeamento em torno da sustentabilidade e ecoeficiência, com poupanças de água e energia na ordem dos 50%. “Poderás desfrutar deste complexo sem comprometer o ambiente”, sugere a Agenda Escolar. No mês do Natal, subordinado ao tema Consumo sustentável.
José Eduardo Matos salienta o investimento na educação ambiental. “Estamos a construir o futuro no presente, para as novas gerações, com hábitos saudáveis, sendo possível haver mais emprego e indústria respeitando a natureza”, afirma o presidente do Município numa mensagem aos alunos.
Na entrega das Agendas na Escola da Póvoa, a coordenadora do estabelecimento de ensino, Lucinda Belo, elogiava o projecto. “Os miúdos gostam, é uma boa iniciativa”, afirmou. A docente vê já nesta publicação uma ferramenta de trabalho que representa uma ajuda útil para as actividades escolares. A agenda contém “matérias importantes que os vão alertando para o que temos à nossa volta. É importante não só ver o que está pelo mundo fora, mas também em primeiro dar valor ao que temos aqui”, sublinhou a professora. |