O julgamento do processo Face Oculta começa hoje no Tribunal de Aveiro. Conta com 35 arguidos, algumas figuras conhecidas dos meios políticos e económicos de Portugal, mais de 500 testemunhas e cerca de meia centena de advogados.
Manuel Godinho, empresário da área das sucatas de Esmoriz, está no centro deste processo acusado da prática de 60 crimes, de associação criminosa, corrupção, tráfico de influências, burla qualificada, furto qualificado e falsificação de documentos.
A investigação da PJ concluiu que o empresário tinha uma rede que, alegadamente, pagava por favorecimentos em adjudicação de concursos promovidos por empresas do sector empresarial do Estado.
Entre os arguidos contam-se o ex-ministro socialista e ex-administrador do BCP, Armando Vara, acusado de três crimes de tráfico de influências, o ex-presidente da REN José Penedos, com dois crimes de corrupção e dois de participação económica em negócio, e o seu filho Paulo Penedos, ex-assessor jurídico da PT e advogado da empresa SCI, de Manuel Godinho, acusado de um crime de tráfico de influências.
Jorge Sampaio, Mário Lino, António Vitorino e Eduardo Catroga figuram entre as testemunhas arroladas. |