domingo, 24 de Novembro de 2024  04:02
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-10-2011

Aveiro premiou os melhores queijos de 2011.


Estão apurados os onze melhores queijos de 2011. “Montiqueijo”, “Vitor Fernandes” (em duas categorias), “Trevo”, ...

Estão apurados os onze melhores queijos de 2011. “Montiqueijo”, “Vitor Fernandes” (em duas categorias), “Trevo”, “Navegador”, “São Miguel”, “Palhais Rústico”, “Quinta da Cabreira”, “Sabores da Idanha”, “Queijos Braz”, “Tres Igrejas” são os grandes vencedores do Concurso Melhor Queijo 2011.

Pelo terceiro ano consecutivo, o queijo esteve em festa em Aveiro. O Concurso Melhor Queijo 2011 decorreu a 27 e 28 de Outubro, no Parque de Exposições de Aveiro, no âmbito da FRILAC - Feira Nacional do Leite e do Bovino Leiteiro.

A única competição do sector realizada em Portugal repetiu uma organização conjunta da ANIL e da Aveiro-Expo, E.M., com o apoio da Luso-Coalho – Indústria e Comércio de Enzimas, Lda. e da Full Sense - Análise Sensorial, que foi também a entidade designada pelas entidades organizadoras como Coordenadora do Concurso.

A concurso estiveram 141 queijos provenientes de cinquenta diferentes empresas, espalhadas pelo continente e regiões autónomas, mostrando a diversidade e qualidade da produção queijeira nacional, que se alarga bem para lá dos produtos tradicionais que ostentam as denominações de origem protegidas por regulamentação comunitária.

Relativamente a 2010, os crescimentos são notáveis: mais 45 por cento de queijos a concurso, enquanto as empresas participantes aumentaram em 35 por cento.

Um júri composto por vinte provadores, das mais diferentes origens e com as formações variadas, combinando especialistas, técnicos e consumidores, provou – de forma cega – todos os queijos apresentados a concurso, avaliando-os relativamente a parâmetros como a textura, o aroma, o odor ou o seu aspecto ao corte e revestimento exterior.

O presidente da ANIL, Pedro Pimentel, também membro do júri, destacou não só aumento dos queijos e empresas participantes, como, muito especialmente, “a evolução da qualidade dos queijos a concurso”. Esta opinião foi corroborada por Paulo Costa Leite, administrador da Aveiro-Expo, E.M. que classificou este concurso como uma parceria vencedora, prestigiando a Frilac, e ”dando visibilidade a um produto simultaneamente tradicional e inovador e que tem vindo a conquistar cada vez mais consumidores”, acrescentou.

A entrega de prémios do concurso, integrada na cerimónia de encerramento daquela Feira, foi aproveitada para lançar outro evento relacionado com este produto: os Três Dias com Queijo, uma mostra dirigida a apreciadores e consumidores, que decorrerá em Vila Nova de Gaia no próximo mês de Abril.

Na ocasião, e para confirmar que em equipa vencedora não se mexe, Aveiro acolherá a edição 2012 do “Melhor Queijo”, edição que apresentará como novidade a abertura de cinco novas categorias: Queijo Fresco de Cabra e de Ovelha, Requeijão de Cabra e de Ovelha e uma inovadora categoria de “Queijos com...”, onde serão apresentadas os mais recentes lançamentos no mercado.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®