O PCP lança o alerta contra o risco de encerramento da Consulta aberta do Hospital de Ovar. Associa o nome de António Marques, autor de um parecer sobre a reforma do sistema de urgências em 2007, à Comissão para a reforma das urgências. O PCP desconfia das nomeação e alerta para a possibilidade de estar em cima da mesa o artigo de opinião que o governo diz desconhecer mas que poderá ser "o documento base para o grupo estudar a reforma hospitalar".
E é tendo por base este documento que o PCP teme o encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de Ovar. Perante este cenário, Miguel Viegas, eleito do PCP na Assembleia Municipal de Ovar, enviou à Câmara Municipal de Ovar um requerimento onde exige explicações e medidas contra "mais esta tentativa de amputação de um serviço de saúde à população de Ovar".
Lembra que, em 2007, foi assinado um protocolo entre a ARS Centro e a Câmara Municipal de Ovar, que garantia a Consulta Aberta do Centro de Saúde a funcionar no Hospital de Ovar entre as 8h e as 24h (incluindo toda a noite nos períodos estival e de Carnaval). Previa igualmente o reforço do socorro e transporte pré-hospitalar dos doentes urgentes e emergentes por ambulância INEM com TAE, de tripulação profissionalizada, sedeada em Ovar e destinada a servir a população deste concelho.
Miguel Viegas quer saber qual o grau de conhecimento da autarquia sobre o protocolo celebrado com a ARS e do cumprimento dessas medidas no futuro. |