Os parceiros europeus do Projecto ACTIV ACESS estiveram reunidos em Aveiro e esta foi oportunidade para trocar experiências de políticas de promoção dos espaços pedonais. A reunião serviu para conhecer iniciativas em Budapeste, capital da Hungria, e para fomentar as práticas cicláveis que ajudem o comércio local. Aveiro quer, pela sua parte, usar o estacionamento pago para favorecer a circulação pedonal. Já existem algumas experiências avulsas na cidade, na troca de estacionamento pago por compras. A nova ideia que surgiu no âmbito do projecto ACTIV ACESS é tornar a prática comum a todo o comércio de Aveiro, referiu o arquitecto José Quintão. "As pessoas estão disponíveis mas estamos a encontrar dificuldades para pôr o projecto em prática". "Qualquer pessoa que se dirija a Aveiro para fazer compras pode deixar o automóvel em qualquer um dos estacionamentos pagos e as compras que vão fazendo em qualquer loja do centro, terão vários tipos de desconto".
Aquele responsável sublinha que está a trabalhar em conjunto com a Associação Comercial de Aveiro. Além de potenciar o estacionamento pago em redor do centro, espera-se que os utilizadores do automóvel andem mais a pé pela cidade. "Se tivermos o espaço dos peões disponível e se o ampliarmos, isso atrairá mais pessoas e vamos conseguir ter uma cidade mais viva e com pessoas mais felizes", disse. Aveiro serviu de palco, nos últimos dias, a um encontro dos parceiros do Projecto Europeu - acessibilidade e cidadania para troca de experiências.
Entretanto, o município prepara o inicio dos Planos de Acessibilidade na Cidade e centros urbanos das Freguesias ao abrigo do programa comunitário RAMPA. |