A Câmara de Aveiro prepara-se para investir na criação de um serviço de apoio ao empreendedorismo no centro da cidade. Já tem o edifício escolhido. Será o edifício Fernando Távora, antiga casa da cultura, em frente aos Paços do Concelho. O emblemático edifício cor-de-rosa, na praça da república, em frente aos paços de concelho de Aveiro, vai ter uma nova ter uma função.
A Câmara pretende instalar ali um serviço de apoio ao empreendedorismo e inovação social. O projecto, inspirado em modelos internacionalmente conhecidos, baseia-se no conceito de co-work.
O edifício vai sofrer uma adaptação para ser utilizado por trabalhadores independentes, os chamados freelancers, associações ou grupos que partilham ideias ou experiências de trabalho.
O município propõe-se gastar 400 mil euros na remodelação do espaço, estando previsto uma comparticipação de 323 mil euros.
Actualmente, o edifício é ocupado, no rés-de-chão, por posto de acesso à internet criado aquando do programa Aveiro Digital.
Foram cedidos espaços também para sede de associações, culturais e outras, como o núcleo de arquitectos. Funciona ainda a livraria municipal. |