Os criadores de raça Frísia confirmam a realização de um certame dedicado aquele tipo de gado bovino e que não será a Agrovouga. A FRILAC, uma feira dedicada à Raça Holstein Frísia e aos Lacticínios vai ocupar o parque de feiras de Aveiro entre 27 e 30 de Outubro. Os organizadores dizem que não significa o fim da Agrovouga mas ainda não há informação da Aveiro Expo ou da Câmara de Aveiro sobre o que restará da antiga feira agrícola.
Para já sabe-se que a Frilac reúne cooperativas de todo o país num modelo que há muito era debatido e que agora ganha autonomia. “A questão foi criar uma feira diferente, dar-lhe um elan diferente que envolva todos os parceiros. Feira com um enfoque cada vez mais profissionalizado e que se faz com público. As entradas serão gratuitas. A Agrovouga terá o seu espaço. Assim nos tem sido transmitido pela Aveiro Expo. Talvez num formato diferente porque não terá o leite com o mesmo peso”, explica Rui Moreira, da equipa organizadora da FRILAC.
Aquele responsável diz que não teme este passo em tempo de crise. Espera que o sector leiteiro ganhe nova dinâmica. “Esta ideia não é nova. Em 2005 a organização do concurso nacional foi assegurada pelos criadores da Raça Frísia. É um modelo a reeditar. Da parte dos produtores e das empresas ligadas ao sector também nos têm feito chegar que esse deveria ser o caminho de realização da feira, integrando o concurso nacional”, explica Rui Moreira.
Confirmada a aposta num novo certame dedicado à criação de Raça Frísia e produção leiteira. A Aveiro Expo mantém o silêncio mas promete, em breve, explicar os contornos desta nova aposta e explicitar o futuro da Agrovouga. |