As ex-scut Costa de Prata e Norte Litoral vão gerar em 2013 resultados positivos com os proveitos a superarem os encargos. Segundo dados de um relatório de auditoria da Inspecção-Geral das Finanças, com o objectivo de analisar a sustentabilidade económica e financeira da Estradas de Portugal, a que a Lusa teve acesso, as ex-SCUT Costa de Prata e Norte Litoral, vão gerar proveitos de 9.207 milhões de euros e 257 mil euros, respectivamente, em 2013.
O quadro geral é bem diferente. As ex-SCUT (vias sem custos para o utilizador) vão gerar necessidades de financiamento no valor global de 4.433 milhões até 2025. Em causa estão sete contratos de concessão em regime SCUT: Beira Interior, Algarve, Costa de Prata, Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Norte Litoral e Grande Porto. O Governo introduziu portagens nas antigas SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata em Outubro de 2010. As restantes concessões (Beira Interior, Algarve, Interior Norte e Beiras Litoral e Alta) continuam sem portagem.
Em 2008 e 2009, o Estado suportou encargos de 533,7 milhões e 539,9 milhões de euros, respectivamente, com as concessões em regime SCUT. |