domingo, 24 de Novembro de 2024  04:50
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ensopado de Cação

Ensopado de Cação

Pique a cebola e os alhos e leve ao lume a refogar em azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-09-2011

Centros de Saúde de Estarreja, Murtosa e Ovar são os mais eficientes da região centro.


O ACES do Baixo Vouga III é o mais eficiente da região centro e surge com o 2º melhor desempenho a nível nacional. O Agrupamento dos ...

O ACES do Baixo Vouga III é o mais eficiente da região centro e surge com o 2º melhor desempenho a nível nacional. O Agrupamento dos Centros de Saúde de Estarreja, Murtosa e Ovar teve o melhor desempenho da Administração Regional de Saúde do Centro, entre 14 ACES, e é considerado o segundo melhor agrupamento a nível nacional. É uma das conclusões da Análise da actividade de 2010 dos Agrupamentos de Centros de Saúde, elaborada pela Administração Central do Sistema de Saúde.

O presidente do Conselho da Comunidade do ACES do Baixo Vouga III (um dos organismos introduzidos pela recente reforma dos cuidados de saúde primários), José Eduardo de Matos, comenta com satisfação que “estes resultados mostram como a natural dedicação dos profissionais da saúde gera resultados que são reconhecidos oficialmente e criam confiança nas populações”.

Para o também presidente da Câmara de Estarreja, a futura redução orçamental de 10% para todos os ACES “beneficia os menos cuidadosos, mas será um desafio para aqui se fazer ainda melhor com menos”. Para o director executivo do agrupamento, Manuel Sebe, “o posicionamento do ACES Baixo Vouga III é um factor de regozijo e ao mesmo tempo de enorme responsabilidade. É necessário dar os parabéns e manifestar o reconhecimento a todos os profissionais do ACES Baixo Vouga III. É a tradução do trabalho esforçado com elevado empenho de uma equipa de profissionais das diversas áreas de competência do ACES Baixo Vouga III, que abraçaram o projecto de Reforma dos Cuidados de Saúde Primários e que, apesar da exiguidade dos recursos humanos, materiais e físicos, atingiram patamares de eficácia e eficiência dignos de registo”.

São avaliados indicadores como a taxa de utilização global de consultas médicas, a percentagem de primeiras consultas na vida efectuadas até aos 28 dias ou a percentagem de inscritos entre os 50 e 74 anos com rastreio de cancro do colo rectal efectuado.

Manuel Sebe adianta que durante o corrente ano de 2011 houve desenvolvimento no processo organizacional que vai evoluindo no sentido da completa constituição em Unidades Funcionais do ACES com a abertura de uma Unidade de Saúde Familiar que abrange as freguesias do sul do concelho, Salreu, Canelas e Fermelã.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®