Chamar os seniores a uma participação mais activa na vida das instituições particulares de solidariedade social é um dos desafios que a Semana da Maioridade lança aos seniores do concelho de Ílhavo. Paulo Costa, vereador responsável pela pasta da acção social, deixa o desafio no dia em que a arranca a décima terceira edição da Maior Idade – Viver Solidário. Semana especialmente dirigida aos Seniores do Município de Ílhavo.
“Temos sempre o cuidado de manter as linhas orientadoras desde a primeira edição. Mostramos à comunidade o trabalho dos idosos e das instituições particulares de solidariedade social. Mostrar o trabalho dos idosos e motivar os idosos que têm vida mais caseira e solitária para usarem este momento para conviver e motivá-los para uma vida mais activa e mais saudável. Que saiam de casa, que participem e que sejam voluntários. Essas motivação estão presentes nesta edição”, explica Paulo Costa.
A edição deste ano será composta por várias actividades, das quais se destacam a Feira/Exposição “Viver Solidário” e a realização de três visitas a Guimarães/ Braga (Bom Jesus e Sameiro), Gerês (S. Bento da Porta Aberta) no dia 13; Viseu e Cidade Rodrigo (Espanha), no dia 14, e a Caldas da Rainha/ Alcobaça no dia 15. A abertura oficial da Feira/Exposição “Viver Solidário” assinala o arranque do programa. Mostra patente na Praça do Centro Cultural de Ílhavo. Segue-se a apresentação da revista “Maior Idade – A Oito”.
Baile na Discoteca às 16h30 e abertura do Ano Lectivo 2011/2012 na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, às 19h00, completam o programa. |