quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  20:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-08-2011

“Milagre de Urgueira” anima freguesia de Macieira de Alcoba.


O Festival-Romaria “Milagre de Urgueira” anima a freguesia de Macieira de Alcoba, Águeda, já este domingo. O pequeno lugar que ...

O Festival-Romaria “Milagre de Urgueira” anima a freguesia de Macieira de Alcoba, Águeda, já este domingo. O pequeno lugar que encima a freguesia de Macieira de Alcoba e todo o concelho de Águeda, o distrito de Aveiro e a Beira Litoral possui apenas cerca de uma dezena de habitantes permanentes, mas neste dia fervilhará com vários milhares de visitantes.

A agitação começou no início da semana, com preparativos, crescendo à medida que se aproxima o dia em que o forno voltará a cozer broa de milho e centeio e as eiras da Senhora da Guia recebem sapateados portugueses, asturianos e galegos. A Associação Etnográfica “os Serranos” dinamiza e organiza o evento, mobilizando dezenas dos seus elementos nos trabalhos preparativos e recebendo o apoio de muitas outras organizações, entre autarquias e associações, bem como da população local.

Na raiz e na abertura do evento, no final da manhã do domingo, 21 de Agosto, está a devoção mariana a Nª Srª da Guia, através da missa campal que junta a comunidade paroquial de Macieira de Alcoba e de muitas centenas de romeiros que fazem esperar os farnéis, aos quais se juntam outras centenas de elementos dos grupos de folclore participantes, que levam identidade diferente e acrescentam colorido excepcional aos actos religiosos da missa e da procissão da Senhora da Guia entre a sua ermida e o forno.

Por esta hora do meio-dia já o forno terá cozido algumas centenas de broas, necessárias no acto também sagrado do jantar dos romeiros serranos e estará aquecido no ponto para receber a grande broa do milagre, com muitas de quilos, que será metido pelo homem que, com um cravo na boca, mergulha na fornalha para a meter e regressará incólume. Por volta das 13h30, o homem entra no forno que hoje começa a aquecer, para meter uma broa grande.

Duas horas depois voltará para tirar o pão que na tradição serrana também é sagrado e místico. Às 15h00 inicia-se a festa nas eiras, com oito grupos de folclore (6 portugueses, 1 galego e 1 asturiano).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®