O presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha pede investigação às ocorrências de incêndios florestais no concelho. Diz que se repetem quando há ventos de leste e muito calor. João Agostinho Pereira considera que há um calendário de coincidências. “É um cenário muito suspeito. Fogos em sítios estratégicos. É isso que nos parece. Já percorremos todas as cabeças do fogo e o que nos parece é que estamos na presença de um vento de leste e sempre que há vento de leste no concelho de Albergaria ou Águeda o fogo aparece com intensidade. As autoridades devem estar atentas e fazer um trabalho de investigação profundo para ver se as coisas deixam de acontecer”, disse o autarca em declarações à SIC.
Em Mouquim, Albergaria, está a lavrar um incêndio florestar desde as 8h15 da manhã. É nesta altura o caso que merece referência na página da autoridade nacional da protecção civil. Este fogo está a ser combatido por 37 bombeiros, apoiados por 11 viaturas e um helicóptero bombardeiro. Tem uma frente activa e as operações estão a ser dirigidas pelo 2º Comandante Operacional Distrital de Aveiro.
Pela manhã destaque para incêndios em Valemaior e Serém. A ocorrência em Serém de Cima, no concelho de Águeda começou às 4h57 e chegou a mobilizar um total de 89 bombeiros apoiados por 30 veículos. O incêndio em Valmaior, está já extinto também, no concelho de Albergaria os bombeiros mobilizam-se agora para a situação em Mouquim. |