O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens devolve, hoje, à natureza 10 aves selvagens recuperadas no CERVAS, em cinco concelhos diferentes. Águeda, Anadia, Coimbra, Oliveira do Bairro e Sta. Comba Dão estão nessa lista. Operação que envolve seis milhafres-pretos (Milvus migrans), três mochos-galegos (Athene noctua) e uma galinha-d'água (Gallinula chloropus).
Estas acções estão abertas ao público em geral e para além da devolução destes animais aos seus habitats, têm o objectivo de sensibilizar as populações para a importância destes animais e para o trabalho realizado pelos centros de recuperação de fauna selvagem.
Durante a manhã os lançamentos ocorrem em Santa Comba Dão e Coimbra.
Às 14h30 nota para a devolução à natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans) em Couvelha, Freguesia de São Lourenço do Bairro, Anadia. Esta ave foi vítima de uma queda do ninho e encontrada por um particular. Posteriormente foi recolhida pelo SEPNA-GNR de Anadia e encaminhada para o CERVAS pelos Vigilantes da Natureza da RNPA - Reserva Natural do Paúl de Arzila. No momento do seu ingresso não apresentava nenhuma lesão, mas estava ligeiramente desidratada, pelo que a sua recuperação passou por uma alimentação adequada e pela administração de fluídos. Esteve em contacto com animais da mesma espécie e realizou treinos de voo e caça.
Às 16h30 registo para adevolução à natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans) e de uma galinha-d'água (Gallinula chloropus) na Freguesia de Fermentelos, Águeda. A galinha-d água é um animal juvenil, vítima de uma queda do ninho, e foi encontrada por um particular, recolhida pelo SEPNA-GNR de Anadia e encaminhada para o CERVAS através de um particular. No momento do seu ingresso não apresentava nenhuma lesão, mas aparentava alguma dificuldade em manter-se de pé, pelo que devia estar desnutrida. O seu processo de recuperação passou por uma alimentação adequada, e por treinos de voo.
Mais tarde, às 18h00 será devolvido à natureza um mocho-galego (Athene noctua) na Freguesia de Sangalhos, Anadia, e às 19h30, a devolução à natureza de dois mochos-galegos (Athene noctua) em Oliveira do Bairro. |