A Sociedade Polis Ria de Aveiro prepara a requalificação de 15 praias da região. O conselho de administração, a que preside Teresa Fidélis, aprovou na sua última reunião os procedimentos para a criação de estruturas de apoio ao uso turístico balnear. As intervenções previstas localizam-se nas praias de Esmoriz/Barrinha, Cortegaça, Maceda e Furadouro (todas de Ovar); Torreira, Gaivina e Muranzel (no concelho da Murtosa); São Jacinto (em Aveiro); Barra (no concelho de Ílhavo); Vagueira, Labrego e Areão (em Vagos); e ainda em várias praias de Mira.
Os espaços balneares vão ser dotados de infra-estruturas de apoio de acordo com os Planos de Praia do Plano de Ordenamento da Orla Costeira.
Além da recuperação do sistema dunar e encerramento de caminhos, está previsto a criar parques de estacionamento fora das zonas sensíveis, a recuperação dos acessos pedonais com instalação de passadeiras.
Entretanto, a Polis Ria de Aveiro adjudicou, também, um conjunto de projectos de valorização de núcleos piscatórios lagunares por quase 130 mil euros que abrange cais existentes na Murtosa, Estarreja, Aveiro e Ílhavo. O estudo de caracterização e requalificação dos núcleos piscatórios lagunares foi elaborado pela UA.
Prevê-se a limpeza de resíduos depositados na bacia, leito e margens dos canais de acesso aos cais sem afectar zonas de sapal, canavial, juncal e ambientes sedimentares.
Para além disso, será feita a requalificação dos cais com reordenamento e valorização das zonas envolventes. No final, serão reforçadas as condições para as actividades económicas de base tradicional, ligadas ao sector das pescas. |