A mobilização da sociedade civil em grupos dinamizadores de actividades nos últimos dois meses e meio no município de Ílhavo gerou uma receita global na casa dos 25 mil euros a reverter para a Liga Portuguesa Contra do Cancro.
O encerramento do projecto “Um Dia Pela Vida” reuniu todos os grupos no relvado da Costa Nova numa jornada festiva. “Neste momento estamos perto dos 25 mil euros angariados em dois meses e meio de campanha em Ílhavo. São verbas a aplicar nos rastreios para detecção precoce e no tratamento de doentes. É um sucesso. Costumamos fazer estas campanhas por 4 meses mas aqui por um conjunto diverso de questões foi menos tempo mas muito intenso. A comunidade envolveu-se de forma fantástica”, revelava o responsável da Liga presente, esta tarde, na Costa Nova.
Na calha estão mais acções durante os próximos meses com aposta em rastreios e acções de sensibilização. “Foram desenvolvidas mais de 30 acções de educação para a saúda na comunidade. Temos uma aposta forte no concelho este ano. Há rastreio de cancro da mama para mulheres a partir dos 45 anos. Vai decorrer até meados do mês de Outubro; sensibilização nas praias sobe o cancro da pele, uma regata e mais rastreios sobre o cancro do colo do útero”.
Em Ílhavo, o projecto “um dia pela vida” arrancou no dia 28 de Abril de 2011 e terminou com mais actividades de angariação de receitas e espectáculos ao longo de todo o dia. A pista de caminhada manteve-se activa até ao anoitecer e terminou com a cerimónia das luminárias. |