A Plataforma Cidades e a Associação Comercial de Aveiro apresentam, hoje, um estudo sobre a cultura recreativa como instrumento de prevenção. As conclusões parciais provisórias são reveladas numa sessão marcada para esta quarta-feira.
Das principais conclusões destaque para alguns dados. A maioria das áreas recreativas é central; o aumento de violência e distúrbios aos fins-de-semana e a partir das 4h da manha, em particular em cidades sem transportes públicos nocturnos e com poucos os táxis; Aumento do ruído ao fim da noite com perturbação dos vizinhos; Aumento do tráfico de substâncias ilegais nas áreas estudadas; Aumento da sinistralidade e internamentos hospitalares envolvendo jovens (noites de sexta-feira e sábado); descrito pouco impacto da vida nocturna na economia da cidade à excepção da área do Bairro Alto e das semanas académicas.
O estudo da Cultura Recreativa como Instrumento de Prevenção foi conduzido e apresentado por Fernando Mendes e colaboradores do European Institute of Studies on Prevention.
A essão pública decorrerá na sede da ACA, esta Quarta-feira, das 18h30 às 19h45, para uma reflexão sobre os resultados do Estudo, centrando-a no caso de Aveiro e no modo como isso interfere na vida urbana. |