O Gabinete de Inserção profissional de Estarreja está a trabalhar há 2 anos e já garantiu apoio a 1654 pessoas. A autarquia diz que o balanço “é muito positivo”. Concluídos os primeiros dois anos de implementação, prevista na parceria da DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, o GIP superou o número de pessoas abrangidas em todos os objectivos contratualizados: procura activa de emprego, prestação de informação profissional, acompanhamento personalizado em fase de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, captação de ofertas junto de entidades promotoras, divulgação de ofertas de emprego e actividades de colocação, encaminhamento para ofertas de qualificação e para medidas de apoio ao emprego e empreendedorismo.
Em 24 meses de funcionamento, ao abrigo da parceria entre a DESTAC e o IEFP, o GIP chegou a um total de 1654 estarrejenses. Os jovens entre os 16 e os 30 anos estão em grande maioria, perfazendo 55 % dos inscritos. A faixa etária dos 31 aos 54 anos tem também grande representatividade no grupo, 42,6%.
Analisando o motivo de inscrição no GIP, quase metade (44,07%) dos utentes são desempregados (maioritariamente), procuram conciliar um novo emprego com o existente e procuram ofertas de formação/qualificação. |