O Executivo Municipal de Ílhavo, em reunião descentralizada na Escola Básica 2.3 José Ferreira Pinto Basto, aprovou os projectos da Casa da Música, na antiga escola da Ferreira Gordo, e ampliação do Museu Marítimo para abertura de concurso público com carácter de "urgência". Temas colocados em cima da mesa pela urgência da operacionalidade das candidaturas a fundos comunitários. A Casa da Música dedicada ao ensino da música, banda e ranchos vai custar 470 mil euros e o Museu é uma empreitada de 2,6 milhões de euros onde sobressai o aquário de bacalhaus.
Na mesma reunião foi autorizada a instalação de uma nova média superfície comercial na Sra. do Pranto. Em contrapartida, a empresa assume investimento nas acessibilidades e na criação de um jardim público de 2 hectares e consequentes custos de manutenção durante 10 anos.
O município decidiu, também, recorrer a uma linha de financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI) no valor de 950 mil euros para somar a comparticipações de fundos europeus. O empréstimo, por ultrapassar a capacidade de endividamento, limitada actualmente a 350 mil euros, obriga a pedir visto do Ministério das Finanças.
A verba destina-se a assumir encargos de obras no “casco antigo” da cidade de Ílhavo, Avenida 25 de Abril, na zona da Biarritz e instalação do centro de empreendedorismo na antiga escola preparatória. |