A Universidade de Aveiro promove o “Research Day” com partilha, na Reitoria, dos avanços científicos obtidos nos últimos anos e mostram os protótipos de algumas inovações aqui desenvolvidas. Cerca de 850 investigadores dos quatro laboratórios associados e das 12 unidades de investigação da Universidade de Aveiro vão ter oportunidade, pela primeira vez, de travar conhecimento e trocar experiências.
José Fernando Mendes, vice-reitor para a área da investigação, adianta aqui os propósitos do encontro. “Estarem todos juntos e verem os trabalhos que estão a apresentar. Podem interagir e apresentar novas ideias. Vamos promover o mérito. É impossível falar de universidade se não houver investigação por trás. A Universidade faz isso e muito bem. Tem áreas de excelência”, sublinha o vice-reitor.
A iniciativa arranca com uma palestra dirigida pelo Professor Ian Leslie, da Universidade de Cambridge com vasta experiência na interacção universidade-empresa, tendo sido ex-director do Departamento de Ciência dos Computadores e Vice-reitor para a área da investigação e desenvolvimento daquela universidade. Um convidado especial que já se mostrou surpreendido com alguns dos espaços de investigação da UA. “É uma pessoa com larga experiência na Universidade e fundou duas empresas. Só tive oportunidade de lhe mostrar o Instituto de Telecomunicações mas ficou muito impressionado”, revela José Fernando Marques.
O edifício da Reitoria está transformado em montra de alguns dos principais avanços científicos na UA. Estão expostos também protótipos desenvolvidos, como o carro maca, a viatura de competição Ícaro de baixo consumo, a equipa de futebol robótico Cambada, o sistema da nova versão da Via Verde ou aplicações multimédia. Quase 90% das unidades de investigação da UA estão classificadas com "Muito Bom" ou "Excelente". |