A Câmara de Albergaria implementa sistema de gestão da qualidade. A estratégia para a modernização administrativa do Município de Albergaria-a-Velha tem como principal objectivo a melhoria da produtividade, da eficácia, da eficiência e da transparência dos processos, onde as tecnologias de informação e da comunicação são instrumentos incontornáveis. Todo o processo de preparação para a certificação em gestão da qualidade vai levar cerca de 21 meses, estando o executivo confiante que no primeiro semestre de 2013 a Câmara Municipal estará pronta para a auditoria externa, a efectuar por uma entidade acreditada nesta área.
Ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal tem participado em projectos que trouxeram "melhorias à organização, sendo entidade gestora de alguns deles, reconhecidos por entidades externas e pelos cidadãos: Sal Online – Serviços Autárquicos Locais Online, SIG Ria – Sistema de Informação Geográfica da Região da Ria, Operação + Maria, entre outros".
Pretende-se dar continuidade e reforçar o trabalho realizado, estabelecendo como meta "a simplificação, reengenharia, desmaterialização e integração dos processos num único sistema de informação e transacção".
É neste contexto que surge a necessidade de implementar um sistema de gestão da qualidade, que certifique, oficialmente, que a autarquia está organizada de acordo com o referencial internacionalmente aceite.
Para José Licínio Pimenta, Vereador responsável pela área da modernização administrativa e por este projecto, “a implementação de um sistema de gestão da qualidade é consequência natural de todo o trabalho desenvolvido e do grande investimento que o Município fez na aquisição de equipamentos e ferramentas de trabalho e, sobretudo, em formação e valorização dos seus recursos humanos, peças-chave dos resultados alcançados e do sucesso de mais este projecto". |