A PSP celebrou o Dia Mundial da Criança com recepção de um grupo de crianças do pré-escolar vindas da Creche e Jardim de Infância Quinta dos Pequenotes. Este estabelecimento de ensino, situado na Urbanização Quinta do Cruzeiro, decidiu assinalar o Dia Mundial da Criança na companhia da Polícia de Segurança Pública, uma vez que o direito à protecção é um dos direitos consignados na Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Os polícias ministraram duas palestras, uma sobre os direitos das crianças e outra sobre prevenção e segurança, ambas com as necessárias adaptações de linguagem à idade dos 3 aos 5 anos.
De seguida, visitaram as instalações do Comando, tendo-se demorado mais na Central Rádio 112, celas de detenção e carros patrulha, a fim de perceberem o que é que a Polícia afinal faz.
Após o lanche que partilharam na messe, e para alegria geral, foram-lhes distribuídas umas pequenas lembranças (balões, carrinhos da Polícia miniatura, livrinhos para colorir sobre segurança infantil e folhetos para os pais com conselhos diversos); por fim, com uma chuva de aplausos, despediram-se dos polícias, prometendo alguns voltar para outra visita.
Na Avenida das Tílias do Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, das 15H30 às 16H00, estiveram, ainda, 3 polícias a contar histórias sobre a floresta às crianças do pré-escolar e do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico, em parceria com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), na iniciativa “Marcha Pelos Direitos da Criança”. |