Até que ponto a recessão económica está a “afastar” sócios e adeptos dos recintos desportivos? Esta é apenas uma das muitas questões a que o estudo “European Football Attendances Report 2011” elaborado pelo IPAM – The Marketing School dá resposta. Da autoria de Daniel Sá, director do IPAM Porto e Aveiro, o trabalho traça uma exaustiva “radiografia” do panorama das assistências no futebol europeu. A análise, que abarca 20 países e mais de 300 clubes, centra-se na média das assistências, lotações dos estádios, rendimentos e população e é apresentada na Sports Marketing 11 que se realiza, a 31 de Maio, no IPAM Aveiro.
O IPAM convida especialistas de marketing do FC Porto e do Borússia de Dortmund, clube que lidera ranking de assistências na Europa, para a III Conferência Anual de Marketing para Desporto. Alguns dos maiores especialistas em Marketing Desportivo reúnem-se no Auditório do IPAM Aveiro para discutir as razões que, à luz da realidade actual do país, estão a condicionar as “enchentes” dos recintos desportivos. Sob o mote “Todos ao estádio”, a Sports Marketing 2011 pretende promover estratégias que aproximem os adeptos dos clubes e das associações desportivas para, desta forma, fazer do desporto um negócio sustentável e envolvente.
Os trabalhos começam às 14h30 no Auditório do IPAM. |