Uma ligação de alta velocidade a unir todos os distritos de Portugal Continental é a proposta do Bloco de Esquerda para o plano Nacional Ferroviário. Para o distrito de Aveiro, o Plano contempla a ligação Aveiro-Vilar Formoso. De Aveiro a Mangualde, passando por Viseu, através de uma nova linha em bitola europeia. De Mangualde a Vilar Formoso duplicação da linha em bi-bitola. O plano do BE prevê também que troço Ovar-Gaia passe das actuais 2 linhas para as 4 para solucionar os actuais problemas de congestionamento da linha.
Os bloquistas de Aveiro defendem que 3 linhas do TGV não é uma forma de servir a população, mas sim interesses económicos. Nelson Peralta adianta mesmo nos últimos anos o investimento tem sido todo dirigido para auto-estradas, esquecendo a ferrovia. “Ao longo dos últimos anos, o investimento nas auto-estradas tem sido dominante e a ferrovia tem sido abandonada. Este Plano Nacional Ferroviário é uma política que não desiste das pessoas, protege o ambiente, combate a recessão e cria emprego. A sua aplicação durante 10 anos, permite a criação de 100 mil empregos e um impacto positivo no PIB de 0,6% ao ano”, defendeu Nelson Peralta ao apresentar o plano em conferência de imprensa. “A privatização da ferrovia é a certeza da degradação e do aumento do preço. A prioridade dos administradores CP nomeados pelo Governo é o despedimento de 800 trabalhadores, o Bloco de Esquerda pretende inverter esta política de deterioração do serviço público”.
Para o Bloco de Esquerda este é o caminho, até porque, como explicou Pedro Soares, é uma forma de criar emprego. “O Plano Nacional Ferroviário terá um custo de 11 mil milhões, num investimento que dá prioridade ao emprego e à coesão territorial. A introdução das portagens, decidida por PS, PSD e CDS-PP entrega, a troco de nada, 10 mil milhões de euros aos concessionários, apenas em benefício da Mota-Engil, do BES e de outros grandes grupos económicos. Nada será construído, é apenas um benefício pago aos mesmos de sempre. A proposta do Bloco beneficia o país”, realçou o deputado Pedro Filipe Soares. “Aveiro tem tudo a ganhar com este Plano, porque potencia a mobilidade, mas também cria novas oportunidades para o Porto de Aveiro. Aveiro tem o porto de mar mais próximo de Madrid. Com a ligação Aveiro-Madrid potenciamos o desenvolvimento regional e, através do Porto de Aveiro, melhoramos as nossas exportações”, referiu.
Os candidatos do BE em dia dedicado ao transporte ferroviário. |