Cientistas e decisores políticos e administrativos do território reúnem num debate sobre a Ria de Aveiro. As Jornadas da Ria de Aveiro 2011, até quarta-feira, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, serve para “apresentar os principais avanços técnicos e científicos que se têm verificado nos últimos anos sobre o ecossistema da Ria de Aveiro e sobre os seus recursos”. A iniciativa visa também identificar as principais lacunas no conhecimento; condição necessária para a implementação das várias políticas, planos e programas de ordenamento e de conservação que se aplicam ao território da Ria de Aveiro, os quais pressupõem um apoio à decisão baseado num forte conhecimento científico e tecnológico. Este encontro organizado pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM).
As Jornadas da Ria de Aveiro 2011 serão organizadas em torno de três temas nucleares: Ciência e Tecnologia, Socioeconomia e Ordenamento e Gestão. Cada um destes temas conta com a participação de um orador convidado: Teresa Fidélis, Presidente da Administração Regional Hidrográfica do Centro, cuja palestra se intitula “O ordenamento e Gestão da Ria de Aveiro: prioridades, estratégias e acções”; Pedro Silva, do Turismo Centro de Portugal, subordinada ao tema “A Ria de Aveiro e o Turismo: Realidades, Equívocos e Novas Oportunidades”, e Ramiro Neves, docente do Instituto Superior Técnico, que falará sobre “O Papel da Modelação na Gestão de Estuários e de Bacias Hidrográficas”.
Serão apresentadas nas Jornadas 55 comunicações orais e 36 posters. Quarenta e nove das comunicações a apresentar serão reunidas num livro de actas a distribuir durante as Jornadas, esperando-se que esta publicação venha constituir um importante referencial de informação técnica e científica de apoio à decisão política e administrativa. |