"Foi em clima de grande satisfação" que alunos do 9º ano e professores acompanhantes do Instituto Duarte de Lemos participaram numa visita de estudo às Ilhas do Faial e Pico, no arquipélago dos Açores. Esta visita, planeada em conjunto com o professor Luís Costa da Escola EB 2,3 Marquês de Pombal, teve lugar durante a interrupção lectiva da Páscoa, entre os dias 14 e 17 de Abril e muitas foram as actividades que preencheram a estadia "em tão belas e estranhas formas insulares". Os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Centro de interpretação do Vulcão dos Capelinhos no qual presenciaram uma exposição interpretativa da formação do arquipélago dos Açores, tendo ainda os mais corajosos subido ao farol dos Capelinhos. No Museu Regional da Horta os alunos puderam contactar com uma surpreendente e única colecção no mundo, de peças em miniatura esculpidas em miolo de figueira, artefactos de cariz etnográfico e tecnologias que operaram no porto do Faial. A Caldeira do Faial foi outro local de visita obrigatório devido à sua ampla e funda cratera coberta por populações raras de flora endémica dos Açores e preenchida por uma pequena lagoa no fundo. Depois de uma "mítica" viagem de barco até à Ilha do Pico, a gruta das Torres foi o local escolhido para explorar o maior tubo lávico conhecido em Portugal. Já à superfície, foi possível observar a característica paisagem vinhateira da região, bem como a paisagem vulcânica circundante. Para terminar a curta estadia na ilha e dada a sua importância histórica no ciclo da baleação, os alunos visitaram o Museu dos Baleeiros, situado nas Lajes do Pico, onde estava patente uma interessante colecção de gravuras em marfim de cachalote e objectos alusivos à caça e ao quotidiano da Ilha do Pico. Durante a estadia foi possível "desfrutar de exuberantes paisagens preenchidas por montes verdejantes e sarapintados de gado e moinhos de vento que imprimiam uma forte presença no olhar". A visita terminou com uma breve passagem pelo Peter “Café Sport” e Museu do Scrimshaw, "ícone absoluto para os velejadores e turistas, no qual alunos e professores gozaram de um agradável acolhimento e convívio". Ao longo dos quatro dias de estadia os alunos demonstraram-se bastante sensibilizados para as questões da preservação da biodiversidade e do património geológico, "sem nunca faltar o espírito de aventura e aprendizagem". Tratou-se de uma experiência "inesquecível" para os jovens exploradores do Instituto Duarte de Lemos, que desta forma tiveram a oportunidade de contactar directamente com “matérias” que apenas conheciam dos manuais mais ou menos virtuais que manipulavam na sala de aula, além do aspecto social, que se revelou igualmente extremamente proveitoso, proporcionando o contacto com alunos e professores da Escola Básica 2.3 Marquês de Pombal, de Pombal. |