A Portucel, empresa de pasta e papel, prepara-se para investir 300 milhões de euros no negócio. Desconhece-se ainda se o montante irá ser aplicado na expansão da atual fábrica situada em Cacia, Aveiro, ou na criação de uma nova unidade de produção, mas o projeto pode vir a gerar 750 novos empregos.
Segundo o Diário Económico, no pedido de "Declaração do Reconhecimento do Interesse Público do Empreendimento" entregue pela empresa na Câmara Municipal de Aveiro, a Portucel assume que se coloca "neste momento a possibilidade de expansão da fábrica actual ou de construção de uma nova".
O tema será esclarecido numa das próximas sessões da Assembleia Municipal de Aveiro quando a Autarquia apresentar as bases para o pedido de reconhecimento do Intersse público. Para tal, é necessária uma área de 184.507 metros quadrados, dos quais 65.700 fazem parte da Zona de Reserva Agrícola Nacional (RAN). A utilização desta área está dependente da alteração do atual Plano Diretor Municipal de Aveiro, que apenas se justifica com o Reconhecimento do Interesse Público do investimento. |