As portagens nas SCUT estão a provocar quebra na procura de espanhóis e a Turismo Centro de Portugal aguarda para ver quais os efeitos na quadra Pascal. Pedro Machado diz que os indicadores da introdução de portagens nas SCUT já se fizeram sentir na ocupação de unidades hoteleiras. A retracção dos turistas que viajam de Espanha para Portugal e mesmo dentro do país é facto consumado.
"Quer o Porto, Lisboa ou Algarve têm outras formas de chegar. Estamos a falar dos aviões. Ainda recebem. A Região Centro não tem aeroporto e a sua única acessibilidade é a rodovia. Neste caso é a mais penalizada. É notório nas unidades hoteleiras que nos fazem chegar essa informação e nalguns operadores nomeadamente da Galiza. Há reduções de 15 e 20% porque os clientes não estão para pagar mais encargos com as SCUT”, adianta Pedro Machado.
O responsável pela Turismo Centro de Portugal diz que a Páscoa poderá ressentir-se dessa quebra. “Sabemos que este é um destino apetecível para o turismo Espanhol e queremos que os portugueses que vivem uma Páscoa mais difícil venham para a Região Centro”.
Pedro Machado diz que a Turismo do Centro fez o que devia na altura certa e alertou para os efeitos da introdução de portagens. |