O PCP lançou a ideia e os restantes partidos na AF de Ovar aprovaram um voto de louvor à Banda Filarmónica Ovarense que comemora este ano o seu bicentenário. Manuel Duarte, eleito do PCP na Assembleia de Freguesia de Ovar, dirigente da Banda e autor de um livro sobre a sua história, propôs, na reunião do passado dia 13 de Abril um voto de louvor à Banda Filarmónica Ovarense "em reconhecimento pelo seu relevante papel no desenvolvimento da música e na projecção do concelho pelos mais diversos locais do pais". Esse voto foi aprovado por unanimidade.
A Banda Filarmónica Ovarense está a comemorar 200 anos de existência. Foi criada quando os franceses invadiram Portugal, por necessidade de preservar uma "música" (nome dado aos agrupamentos musicais) que existia no seio da Ordem Terceira de Ovar conhecida por "Música dos Padres".
Os partidos consideram que a "sua História é também a história de Ovar". Esteve em todos os acontecimentos que marcaram a vida dos ovarenses, inaugurações, comemorações, visitas de príncipes, reis e rainhas, ministros e vereadores. Tocou no teatro, no cinema, na televisão, nas praças, nas capelas e nas igrejas. Passou por períodos empolgantes e por menos bons. Em 1889 sofreu uma cisão que deu origem ao aparecimento da Banda Boa União (Música Nova). A partir daqui foi apelidada de “Música Velha”. |