A Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Serrão, participou, ontem, na inauguração de dois novos equipamentos sociais no concelho de vagos. Em Covão do Lobo, o centro de acção social, que acolhe crianças e idosos, representa um investimento de 1,2 milhões de euros, apoiado pelo Estado através do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) com uma verba de 380 mil euros e 250 mil euros da Câmara.
Em Santa Catarina, as obras do lar residencial e residência autónoma para deficientes da Comissão de Apoio Social e Desenvolvimento (CASD) estão orçadas em quase 500 mil euros. Foram comparticipadas em cerca de 150 mil euros pelo PARES e 100 mil euros da Câmara. Permitem aumentar o número de vagas para portadores de deficiência, que passa a ser de 24 no lar residencial (mais 10 do que antes) e cinco na residência autónoma, um serviço que antes não existia. No próximo mês de Junho, a CASD planeia avançar com a construção de um Centro de Actividades Ocupacionais e novos projectos de formação profissional.
O presidente da Câmara, Rui Cruz, apelou, a que, em tempo de crise e austeridade, não sejam feitos “cortes cegos” no apoio às instituições e lamentou a instabilidade que mudanças governamentais proporcionam no financiamento das obras. O edil disse ainda que a autarquia tem dado o apoio possível, mas não é suficiente. Ainda assim manifesta orgulho pelo tecido associativo.
Idália Serrão sublinhou que, ao abrigo de acordos de cooperação, no ano passado, foram transferidos 4,158 milhões de euros para Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Vagos. Para o distrito de Aveiro, foram 94,85 milhões. Números que os cidadãos devem conhecer porque resultam do “esforço conjunto”. |