quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  21:20
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-04-2011

Provas técnicas iniciam projecto de valorização empresarial do Pão-de-Ló de Ovar.


O Município de Ovar integra na carteira de projectos do programa Parcerias para a Regeneração Urbana da cidade de Ovar o Projecto de ...

O Município de Ovar integra na carteira de projectos do programa Parcerias para a Regeneração Urbana da cidade de Ovar o Projecto de Valorização Empresarial do Pão-de-Ló de Ovar, com um montante de investimento de aproximadamente 55 mil euros. Diz que é o reconhecimento da “importância histórica e de promoção do concelho”. Estruturado em três fases, este Projecto tem na criação da Associação de Produtores um dos seus momentos chave.

Está, neste momento, no terreno a Fase 1 do Projecto, tendo já sido realizadas reuniões e visitas aos produtores, no sentido de os sensibilizar para integrarem e participarem no projecto e a recolha de amostras para realização de uma prova técnica.

Com este enquadramento, realizou-se no passado dia 06 de Abril de 2011 a primeira Prova Técnica de Pão-de-Ló de Ovar, direccionada para os produtores de Pão-de-Ló do concelho e que marcou o inicio do processo de caracterização deste produto único, com a verificação dos factores comuns e das diferenças dos vários produtos analisados. Nesta primeira Prova Técnica de Pão-de-Ló de Ovar estiveram representados 16 produtores do Concelho.

Esta prova técnica consistiu numa apreciação das amostras apresentadas pelos diversos produtores participantes, sendo a sua avaliação efectuada através de diversos factores, nomeadamente, a observação do aspecto exterior da amostra (cor da crosta, aroma, altura e aparência), observação do aspecto da amostra depois de aberta (aroma, altura da crosta, quantidade/brilho/cor/viscosidade da parte húmida, quantidade/ brilho/cor/textura da parte seca), prova dos exemplares apresentados (consistência - quanto à leveza e humidade - e sabor - quanto à doçura e paladar a ovo cozido); adicionalmente, foi avaliada a exibição de outro sabor e o facto de a amostra se colar ao papel, sendo então feita a sua apreciação global, numa escala de 0 a 10 (sendo que 0 corresponde a “Péssimo”, 5 a “Aceitável” e 10 a “Excelente), determinando-se, assim, se a mesma é representativa do Pão-de-Ló de Ovar.

A coordenar as actividades esteve, em parceria com o Município, a Associação de Produtores de Pão-de-Ló de Ovar, com o apoio técnico da Universidade de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®