A organização da Expoflorestal, em Albergaria, faz balanço positivo ao certame na sua 7ª edição e salienta que o sector resiste à crise garantindo receitas ao país. Segundo afirmações do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural na Expoflorestal “é no sector florestal que está uma das chaves para o desenvolvimento da economia de Portugal. A Floresta não está em crise, é o terceiro sector exportador” com quase 4% do PIB (Produto Interno Bruto). Aquele representante do Governo acrescentou, ainda, que existem inúmeras áreas a explorar “nomeadamente os mais de 2 milhões de hectares de terrenos que estão abandonados e que podem ser aproveitados para reflorestação”.
A importância do sector florestal foi ainda reconhecida ao nível da criação de emprego e aumento da riqueza. “Por cada euro que exportamos, 90 cêntimos são riqueza criada em Portugal”, palavras de Rui Barreiro que chamou a atenção para os meios financeiros nacionais e comunitários que, segundo o próprio, não podem ser desperdiçados e devem ser aplicados no Mundo Rural.
Com a participação de mais de 230 expositores, num total de 8 países, 28 mil visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os mais recentes serviços, equipamentos, técnicas e produtos, especificamente pensados e concebidos para uma gestão mais eficiente e sustentável da floresta. |