Vinte seis alunos das escolas de Aveiro serão universitários por quatro dias no “Campus Júnior” que hoje começa na UA. Trata-se de uma iniciativa inédita da Universidade de Aveiro que pretende despertar vocações e novos interesses em alunos do concelho, até agora com percurso escolar irregular. A aventura dos 26 alunos das escolas de Aveiro inclui actividades científicas e de desenvolvimento pessoal, assim como momentos de lazer. Ficarão alojados nas residências da UA e serão universitários por quatro dias.
A aventura universitária passará por percorrer um trilho no Parque de Aveiro, perceber a importância de um herbário, visitar o Laboratório SAPO da UA, falar sobre a química das substâncias, conhecer o projecto Geometrix sobre aplicações informáticas educacionais, descobrir o participante mais completo em assuntos da língua portuguesa e passará ainda por uma discussão sobre a escola: a que se tem e a que se quer.
O grupo dos 26 escolhidos será acompanhado por monitores que são estudantes da UA e outros indicados pela União para a Acção Cultural e Juvenil Educativa (UPAJE). |