A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP exige que a Câmara de Aveiro se pronuncie sobre a abertura de superfícies comerciais ao domingo. Espera que a autarquia “tome uma posição clara” e reafirma a posição do PCP “contra a abertura dos Hipermercados aos Domingos e Feriados, em nome da defesa do descanso e da vida familiar dos trabalhadores, e em nome da defesa do pequeno e médio comércio local”.
Para o PCP, a Câmara Municipal “tem primado pela ausência de uma atitude clara, refugiando-se em alegado período de audição das diversas entidades envolvidas” no momento em que são “já conhecidas as posições da Associação Comercial de Aveiro, dos Sindicatos e dos Trabalhadores, abertamente contrárias à pretensão da abertura dos Hipermercados aos Domingos e Feriados”.
Posição assumida no dia em que o PCP manifestou solidariedade para com os trabalhadores do Jumbo que, segundo denúncias veiculadas na última semana, estarão a sofrer pressões para subscreverem um abaixo-assinado favorável à abertura dos Hipermercados aos Domingos e Feriados. Para a concelhia do PCP “esta atitude assume contornos de chantagem moral”, colocando os trabalhadores numa posição “que ofende a dignidade e a personalidade”.
Entretanto, o Grupo Parlamentar na Assembleia da República, endereçou ao Governo, através do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social questões sobre as medidas de inspecção que pretende tomar a ACT para averiguar a situação denunciada e “que medidas urgentes tomará para repor a legalidade e o respeito pelos direitos dos trabalhadores, sancionando a entidade patronal se for o caso”. |