Leonardo Azevedo, aluno de Doutoramento da UA/IST e membro do Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha do Departamento de Geociências e do Laboratório Associado CESAM, integrou uma equipa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que alcançou o 3º lugar na competição europeia do Imperial Barrel Award (IBA) promovido pela American Association of Petroleum Geologists (AAPG), a mais prestigiada associação internacional neste domínio.
Trata-se de um concurso que consiste na avaliação do potencial petrolífero de uma bacia sedimentar relativamente à qual se disponibiliza às várias equipas internacionais um conjunto de dados exploratórios investigados (linhas sísmicas e dados de poços) de um caso real da indústria petrolífera, para avaliação de prospectos e farm-ins (decisão de adquirir uma concessão), simulando assim a realidade profissional dos geocientistas do petróleo.
Participaram nesta competição as 17 melhores universidades europeias com tradição em formação avançada na área das Geociências do Petróleo. A equipa vencedora participará na final mundial que terá lugar no próximo mês em Houston (EUA).
Leonardo Azevedo é licenciado em Engenharia Geológica e Mestre em Engenharia Geológica pela Universidade de Aveiro tendo a sua tese sido orientada pelo Prof. Luís Menezes Pinheiro na área da geologia e geofísica do petróleo. É membro do Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha do Departamento de Geociências, desde 2007, onde tem trabalhado no processamento e interpretação de dados de reflexão sísmica 2D e em particular 3D, usando software standard da indústria petrolífera.
O seu mestrado incluiu um estágio de quatro meses na companhia de serviços petrolíferos Schlumberger em Paris, França. Actualmente está a realizar o doutoramento na área de caracterização de reservatórios petrolíferos sob orientação do Prof. Amílcar Soares (IST) e do Prof. Luís Menezes Pinheiro, com a colaboração da Universidade de Stanford, USA. |