O lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro permite desvendar algumas das principais linhas deste projecto. A melhoria das acessibilidades prevê o prolongamento em 200 metros do molhe norte e a execução das dragagens dos seus fundos à cota de -13,2m. Com esta obra o porto de Aveiro espera ganhar em condições de segurança nas manobras de entrada/saída dos navios do porto, em resultado das melhores condições de abrigo contra a agitação e as correntes marítimas desfavoráveis proporcionadas pelo prolongamento do molhe, bem como possibilitar a sua escala por navios de maior dimensão, embarcações até 200 metros. A solução definida no projecto de execução prevê o prolongamento do molhe numa extensão de 200 m, segundo o alinhamento do troço final da obra existente; definição de um novo canal de navegação, com uma ligeira rotação para sul relativamente ao actual alinhamento, com uma largura de rasto de 200m e uma cota de serviço de -12,50 m (ZH); dragagem de um canal com as mesmas características do anterior na zona de aproximação, exteriormente aos molhes; assinalamento marítimo para o novo enfiamento de entradas e saídas de navios; trabalhos complementares no corpo do molhe central e reconfigurações em retenções marginais ao longo do canal principal de navegação; e deposição dos dragados em zonas de praia submersa compreendidas entre o Molhe Sul e o 1.º esporão e, ainda, entre os 3º e 5º esporões da Costa Nova. Segundo o presidente da APA “trata-se da última grande obra que fecha um conjunto significativo de investimentos realizados nos últimos dez anos no Porto de Aveiro”. |