Ribau Esteves considera o Congresso da Região de Aveiro importante para apresentar publicamente o ponto de situação sobre os projectos desenvolvidos pela CIRA e também para aprofundar as relações institucionais na região. Diz que serve para iniciar a preparação de caminhos de futuro. Tendo em vista a estratégia de 2020 que a União Europeia irá desenvolver. “Iniciamos a reflexão e preparação para a estratégia 2020, apostados que estamos em sermos melhores europeus. O professor Rosa Pires dará nota de como estamos a utilizar o projecto das rede urbana para a competitividade e inovação para nos preparamos bem para esse tempo de 2014 a 2020”, revelava o autarca na abertura dos trabalhos deixando como crucial o fortalecimento do lóbbi da região.
O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia, Fernando Medina, que destacou o dinamismo da região de Aveiro no aproveitamento dos fundos do QREN. Neste momento estão para executar na região 800 projectos. “Que esta região tem um conjunto de disponibilidades financeira de profundo significado. O volume total dos projectos é superior a 1,5 mil milhões de euros., cerca de 0,9% do PIB pode ser investido nesta região, correspondendo a um apoio público superior a 700 milhões de euros de incentivos”, afirmava Fernando Medina.
Na sessão da tarde, intervenções do presidente da Câmara de Albergaria sobre a “aposta na Educação e os novos Centros Escolares”, do presidente da Câmara de Estarreja sobre “investimento estratégico na Cultura e no Desporto”, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e de Nogueira Leite sobre o Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar. O Primeiro-Ministro, José Sócrates, marca presença, amanhã, no encerramento dos trabalhos. |