A Associação Industrial do Distrito de Aveiro em parceria com a Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas, já prepara uma Missão Empresarial a Marrocos e mantém os planos traçados mesmo depois do surgimento de alguns sinais de instabilidade em países africanos. Tânger e Casablanca serão pontos de passagem no período de 11 a 15 de Abril. Esta acção terá o apoio logístico da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Marroquina (CCILM) e da Delegação da AICEP em Casablanca. Acção desenvolvida no âmbito do Projecto EXPORT+ e aprovado ao abrigo QREN.
Marrocos é considerada a 2ª maior economia na Magreb e a 6ª de África, com uma classe média emergente, com grande propensão para o consumo, e em que cerca de 10% da população actual apresenta um grande poder de compra.
Os fortes investimentos públicos levados a cabo pelo Governo Marroquino em infra-estruturas de desenvolvimento económico (portos, auto-estradas, parques eólicos, etc.), os investimentos privados estrangeiro e nacional em sectores como o turístico, automóvel e imobiliário e a existência de mecanismos de crédito preferenciais (linha de crédito reforçada em 200 milhões de Euros), constituem, a par de outros sectores como o dos Moldes, Material Eléctrico e Electrónico, Equipamentos de frios, Tecnologias de informação, telecomunicações, ambiente e franchising, inegáveis oportunidades para as empresas portuguesas. |