Foi publicado, no passado dia 27 de Janeiro, no Boletim de Marcas Comunitárias nº 2011/018 o pedido de registo da marca Sal Tradicional Rota do Atlântico. A informação é avançada hoje pela câmara de Aveiro que recorda que, a proposta foi apresentada conjuntamente pelos parceiros portugueses do projecto Ecosal Atlantis|Interreg Espaço Atlântico que incluem o município de Aveiro (Museu da Cidade de Aveiro); a Universidade de Aveiro; o município da Figueira da Foz e o município de Rio Maior.
É objectivo principal vincular a referida rota em Portugal, na sequência do processo iniciado em Espanha no decurso do anterior projecto Sal do Atlântico | Interreg IIIB. Um registo semelhante está a decorrer em França e em Inglaterra pelos respectivos parceiros.
A criação da rota é a base para a articulação de actuação e para o desenvolvimento de iniciativas de valorização e disseminação patrimonial e turística de sítios salineiros numa perspectiva da cultura e da natureza. No que concerne à autarquia de Aveiro, a dinamização da rota e planeamento de actividades centra-se no Ecomuseu Marinha da Troncalhada e no seu Centro Interpretativo, enquanto núcleo do Museu da Cidade de Aveiro vocacionado para a prática da salicultura e para o património lagunar. |