O deputado aveirense Ulisses Pereira espera que a nova legislação sobre a utilização de equipamentos de salvação seja acompanhada de adequadas acções de formação e de uma fiscalização intensa, mas de carácter essencialmente pedagógico, para que possa ser factor que reduza “o nível de sinistralidade que recentemente vitimou os homens do mar, melhorando as condições de segurança em que exercem a sua actividade”.
Informação que resulta da visita efectuada pelo aveirense ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, situado em Oeiras e no qual foi destacada atenção especial na vertente preventiva, os que se relacionam com a actividade das embarcações da pesca local e a ausência da utilização dos coletes de salvação.
Na ocasião, tomou conhecimento de toda a estrutura instalada visando minimizar as consequências dos acidentes com embarcações de pesca, que tantas vítimas fizeram no início do ano passado (12 mortos e 2 desaparecidos), tendo sido possível salvar 71 vidas nos 15 naufrágios ocorridos.
Na qualidade de coordenador do Grupo Trabalho das Pescas, Ulisses Pereira registou com agrado a elevada taxa de sucesso que se verifica na actividade do Centro, a boa ligação existente com a Forca Aérea Portuguesa e com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, e a qualidade e sofisticação dos sistemas de informação instalados. |