Quase meia centena de alunos, representantes de todos os estabelecimentos escolares públicos e particulares do Concelho de Aveiro (adesão total ao projecto), participaram na primeira sessão da Assembleia Jovem Municipal para os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e para os alunos do Ensino Secundário de Aveiro sobre o tema "Cidadania Participativa: Aveiro, Voluntariado e Inclusão Social".
Um total de 48 alunos estiveram na sessão na presença da Mesa da Assembleia Municipal de Aveiro e com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Aveiro com o Pelouro dos Assuntos Sociais, Maria da Luz Nolasco.
Para além da abordagem e debate de assuntos relacionados com a inclusão social, desemprego e a pobreza, a maior preocupação revelada pelos jovens alunos deputados municipais foi relacionado com os sem-abrigo e com o aumento da criminalidade.
Para o Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Aveiro, Miguel Capão Filipe, este projecto tem como objectivos principais "preparar os jovens para uma participação cívica concreta e consistente no futuro e nas suas comunidades, promover os valores da democracia e da cidadania, bem como criar um espaço para que os alunos possam debater os problemas concretos da juventude".
A iniciativa serviu igualmente para testar aspectos técnicos referentes à iniciativa da Mesa da Assembleia Municipal de Aveiro em transmitir todas as sessões da Assembleia Municipal, via internet, e que conta com o apoio da empresa IZone e da Escola Profissional de Aveiro que disponibiliza os seus recursos humanos e técnicos. |