João Campos, antigo aluno de design da Universidade de Aveiro é o responsável pela marca gráfica da campanha “Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura”. O projecto, com 26 variações distintas, explora a ideia de diversidade cultural, valorização individual e abertura à multiplicidade de visões pessoais.
O símbolo desenvolvido «agrega alegoricamente a muralha em representação do Património da Humanidade presente em Guimarães, o desenho da viseira de um elmo que presta homenagem à visão de D. Afonso Henriques, a proeminente figura da fundação de Portugal e é rematado sob a forma de um coração, em evocação plena do orgulho e sentimento vivo de pertença dos vimaranenses em relação à sua cidade», explica João Campos.
No fundo, com esta imagem gráfica ambiciona-se que não exista «apenas uma representação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, mas sim uma infinidade delas. Tantas quanto a imaginação tiver sonhado», conclui o vencedor do concurso, lançado no ano passado pela Fundação Cidade de Guimarães em colaboração com o Centro Português de Design. |