Há quatro anos que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro promove, nas turmas do 3.º e 4.º ciclos das escolas da rede pública, o projecto de Promoção Global de Saúde, “E Agora Ruca?”. Este é um dos projectos que concretiza a aposta na educação, eleita como prioridade de acção do município desde 2005. A autarquia assume, intencional e autonomamente, a responsabilidade atribuída ao Ministério da Educação e Ministério da Saúde, em protocolo de 2006 no que diz respeito à promoção global da saúde. “E Agora Ruca?” tem como principal objectivo a promoção de competências pessoais e sociais que estimulem estilos de vida saudáveis, procurando dotar as crianças do concelho de factores protectores relativos a comportamentos e situações de risco como o alcoolismo, a prevenção rodoviária e questões ambientais. No presente ano lectivo este programa está a ser implementado nas escolas da rede pública envolvendo mais de 400 crianças e 27 professores. A avaliação do projecto, através de testes científicos, nos últimos três anos, permite concluir que o trabalho desenvolvido tem tido um impacto positivo nas crianças envolvidas, conduzindo a mudanças de comportamentos e atitudes. O projecto, dirigido a crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, assenta num jogo a dinamizar durante o ano lectivo em contexto de sala de aula. O jogo é dinamizado pelos professores e caracteriza-se por uma narrativa interactiva onde o leitor (criança) assume a identidade do personagem principal desta aventura (Ruca), sendo da sua responsabilidade, “guiar” a personagem do Ruca. Para isso tem de tomar decisões e escolher as suas acções e os caminhos a serem seguidos, criando assim, a sua própria história e o seu desfecho. A essência do jogo assenta na possibilidade de opção reflectida, sendo esta posteriormente discutida e analisada pelo grupo e professor, permitindo portanto, que a criança desenvolva o raciocínio optativo ponderado. Os temas percorridos pelo Ruca, vão desde o meio ambiente, passando pelos primeiros socorros, até ao alcoolismo e prevenção rodoviária. Todo o enredo da história tem a virtude de abordar temas importantes para o desenvolvimento da criança num contexto lúdico e num formato com o qual as crianças facilmente se identificam, através de referências pessoais. |