Já está aprovado o Plano Municipal de Emergência do Concelho de Aveiro. O documento foi aprovado na passada semana, naquela que foi a segunda reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil. O plano, segundo anunciou a câmara de Aveiro, contou os contributos dados pela Marinha, do Exército, da GNR, do GTF – Gabinete Técnico Florestal, da Lusitânia Gás e da EDP, na qualidade de entidades que compõem a Comissão Municipal de Protecção Civil.
Segundo destaca Miguel Soares Fernandes, Presidente da Comissão Municipal da Protecção Civil “a versão final do Plano de Emergência é fruto do trabalho técnico do Serviço Municipal de Protecção Civil e da participação activa e o contributo democrático de todos os organismos que compõem a Comissão Municipal, tornando possível a sua actualização e adequação ao novo quadro legal e às orientações e directivas técnicas da Autoridade Nacional da Protecção Civil”.
O autarca defende, assim, que “o município de Aveiro se encontra dotado de um instrumento vital para a execução das políticas de protecção civil e para a activação de meios necessários ao desenvolvimento das acções de socorro e assistência em caso de catástrofes ou acidentes graves ocorridos no território concelhio.”
O Plano Municipal de Emergência irá, agora, ser enviado à Comissão Nacional de Protecção Civil, a fim de ser submetido à aprovação nacional. |