Uma delegação de escuteiros da Costa Nova prepara uma viagem de 10 dias por 10 países europeus, entre 24 de Julho e 2 de Agosto de 2011, tendo como destino o Jamboree em Kristianstad na Suécia. É uma experiência que sucede a uma viagem de longa distância a Inglaterra e que vai mobilizar 27 pessoas que viajarão em 3 carrinhas de 9 lugares.
Evitar o avião e apostar no conhecimento dos países, na cultura local e nos contactos com comunidade de emigrantes em cidades como Cuxhaven foi uma aposta assumida desde o início. “Demonstrar na prática a importância do estudo de línguas estrangeiras. Um dos motivos do insucesso, até de alguns de nós, prende-se com o facto de não se saber para que serve o conhecimento de línguas. Aqui vamos precisar delas todas e do que aprendemos nas aulas de inglês, francês e espanhol”, justificava Afonso um dos membros da equipa organizadora.
Os responsáveis pelo agrupamento colocaram-se numa posição de suporte, apoio e aconselhamento mas garantem que as rédeas estão nas mãos dos jovens. “Nos escuteiros as actividades não são feitas pelos dirigentes. Se esperavam ver aqui os dirigentes sentados, não estão. O nosso papel é de aconselhamento, supervisão e enriquecimento. É esse papel que temos assumido”, revela o responsável António Lau na presença do presidente da Junta da Gafanha da Encarnação, do presidente da Câmara de Ílhavo, do pároco e do responsável pela estrutura regional dos escuteiros.
Ribau Esteves assistiu à cerimónia com promessa de apoio e com um pedido para que os jovens reforcem a cidadania europeia no momento em que a Europa revela “egoísmos”. “Esse exercício é muito importante nos dias de hoje e em décadas futuras. Desejo que o caminho siga em bom passo e vamos negociar troca de compromissos”, assumiu o autarca.
O projecto “Suécia 2011” tem um custo estimado de 650 euros, por pessoa, com parte das verbas a saírem do bolso de cada um dos viajantes mas também de dinheiros do próprio agrupamento. “Dos que quiserem ir, ninguém vai ficar por falta de verbas”, dizia um dos jovens escuteiros na apresentação do roteiro que vai começar na noite do dia 24 de Julho com uma celebração religiosa na Costa Nova, seguindo-se um trajecto por Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Holanda, Bélgica e Andorra. Cerca de 7 mil kms em 10 dias para aproveitar aquele que será provavelmente, o último Jamboree na Europa até 2027 com uma presença estimada de cerca de 30 mil escuteiros na Suécia. |