Conscientes das dificuldades das crianças carenciadas do concelho de Ovar, a Associação de Pais levou a efeito, pelo quarto ano consecutivo, uma campanha de recolha de brinquedos, jogos e livros, designada por «Recolha de Sorrisos».
A cerimónia de entrega simbólica dos «sorrisos» recolhidos teve lugar no final da manhã do passado dia 10 de Dezembro, com a presença de crianças representativas de todas as turmas da Escola, que puderam ouvir umas sinceras palavras de estímulo pelo gesto concretizado.
Ao dirigir-se às crianças, João Duarte, Presidente da CPCJ (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, de Ovar), sublinhou a importância da iniciativa e lembrou as necessidades de muitas famílias, que não têm condições para tornar o Natal das suas crianças mais alegre, tendo enaltecido a atitude solidária dos pais e dos alunos da Escola.
Deste modo, frisou, já não são só as crianças da Habitovar que ficam contentes por partilhar brinquedos, jogos, livros e até roupas, mas é muito importante saber que muitos meninos e meninas ficam mais felizes por causa de gestos como este.
Na presença da Coordenadora de Estabelecimento, Maria Eduarda Alves, e da representante do Ministério da Educação na CPCJ, Branca Silva, João Duarte agradeceu vivamente a ajuda dos pais das crianças, como forma de contribuir com este gesto para fazer da quadra uma lição de verdadeira solidariedade. Trata-se, acrescentou, de um sinal muito gratificante e pleno de significado, olhando às carências de muitas famílias do concelho.
As crianças ofereceram à CPCJ todo o material recolhido, para que os brinquedos possam chegar, através deste organismo, ao maior número de crianças carenciadas do concelho de Ovar.
Texto: Hélder Ramos |