A d’Orfeu inicia hoje uma acção de prospecção cultural na América Latina. A Organização dos Estados Ibero-americanos para Cultura (OEI), com sede em Madrid, seleccionou o português Luís Fernandes, programador cultural da d’Orfeu (Águeda), para uma missão de prospecção em festivais e feiras de música no Brasil. O périplo, que inclui paragens em Curitiba, Salvador e Belo Horizonte, inicia já a 22 de Novembro e prolonga-se até 13 de Dezembro próximo, através do programa de mobilidade da OEI para profissionais da cultura, cujo objectivo é alargar as possibilidades de cooperação entre instituições culturais da Península Ibérica com todos os países da América Latina.
A agenda de oportunidades de prospecção cultural da d’Orfeu, apesar de intensa, tem-se limitado quase exclusivamente ao continente europeu, correndo as principais feiras e mercados dedicados à música e às artes em países como Espanha, Dinamarca, República Checa ou França. Contudo, no âmbito da forte programação de músicas do mundo por parte da Associação, nomeadamente para o Festim (festival inter-municipal que decorre anualmente em Águeda, Sever do Vouga, Estarreja, Ovar e Albergaria-a-Velha), as relações de contratação e intercâmbio da d’Orfeu são à escala planetária.
Nesta providencial oportunidade de diversificar mercados, com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos e através do programador Luís Fernandes, a d’Orfeu vai marcar presença em duas das mais importantes feiras culturais da América do Sul: o Mercado Cultural da Bahia (em Salvador) e a Feira Música Brasil (em Belo Horizonte). O roteiro inclui ainda Curitiba como importante ponto de contacto, em reciprocidade à cooperação estabelecida com a Olaria - Projectos de Arte e Educação (entidade parceira da d’Orfeu, cujas acções conjuntas vêm sendo desenvolvidas em território português há vários anos), para uma agenda de encontros com diversas estruturas artísticas daquela cidade brasileira. |