Está agendado para hoje o seminário “Doença de Alzheimer e outras demências: que respostas?”. Este encontro promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Aveiro tem por objectivo reflectir sobre as respostas à pessoa com demência e seus cuidadores, bem como às exigências colocadas aos equipamentos sociais, tendo em conta o crescente número de pessoas com demência. Os trabalhos estão marcados para hoje no Auditório do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro.
De acordo com os resultados do Projecto European Collaboration on Dementia (Eurocode) conduzido pela Alzheimer Europe e financiado pela Comissão Europeia, a Alzheimer Europe calcula o número de cidadãos europeus com demência em 7,3 milhões. Para Portugal este número é estimado em mais de 90 000.
Face ao envelhecimento da população nos estados-membros da União Europeia os especialistas prevêem uma duplicação destes valores em 2040 na Europa Ocidental, podendo atingir o triplo na Europa de Leste. Todos os anos, 1,4 milhões de cidadãos europeus desenvolvem demência, o que significa que a cada 24 segundos, um novo caso é diagnosticado.
A Santa Casa da Misericórdia de Aveiro tem vindo a desenvolver uma maior aproximação às pessoas com demência e seus cuidadores, através das suas estruturas técnicas e através do Núcleo Aveiro da Associação Alzheimer Portugal, fruto do Acordo de Cooperação Celebrado em 2007. |