A Câmara de Oliveira de Azeméis assinala, a seis de Novembro, o 150º aniversário do nascimento de Bento Carqueja, benemérito a quem se deve o crescimento do município no inicio do século XX. Entre os dias três e nove de Novembro, a autarquia, em parceria com a EB 2,3 Bento Carqueja e a escola secundária Soares Basto, promove «um programa abrangente de acções destinadas a enaltecer o benemérito nascido a seis de Novembro de 1860». No dia seis, às 10h00, é descerrada uma lápide no edifício onde nasceu e viveu Bento Carqueja seguindo-se a plantação de uma oliveira com 150 anos, na EB 2,3 que tem como patrono o nome do homenageado.
O leque de acções inclui exposições, a tertúlia «Bento Carqueja, um homem de Oliveira», uma conferência na biblioteca municipal e um espectáculo de dança no cine-teatro Caracas. «Bento Carqueja foi uma personalidade marcante no desenvolvimento e na história do município», disse o presidente da autarquia na apresentação do programa das comemorações.
«Desde cedo assumiu uma atitude altruísta e empreendedora, tendo sido um brilhante académico e um excelente político», afirmou Hermínio Loureiro, recordando que «em nenhuma circunstância Bento Carqueja se esqueceu das suas origens e por isso o concelho tem uma dívida de gratidão com o filantropo».
Segundo o autarca, «Oliveira de Azeméis apresenta bons exemplos de benemerência dados por Bento Carqueja à educação, primeiro com a criação da escola de artes gráficas e ofícios em Palmaz, a que se seguiu depois a construção da fábrica do papel do Caima e a actual escola secundária Soares Basto». |