A Universidade de Aveiro participa em iniciativa global para promover o acesso livre ao conhecimento em Portugal e no Mundo. Adere ao evento internacional «Open Access Week 2010» que conta com a adesão de duas dezenas de instituições de investigação e ensino superior portuguesas. Até dia 24, esta iniciativa propõe-se dinamizar o Acesso Livre ao Conhecimento, procurando contribuir para aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão online dos resultados da actividade académica e de investigação científica nacional.
Open Access ou acesso livre significa a disponibilização livre, na Internet, de cópias gratuitas, artigos de revistas científicas revistos por pares, comunicações em conferências, bem como relatórios técnicos, teses, dissertações académicas e documentos de trabalho. Não significa auto-publicação, nem uma forma de ultrapassar o processo de revisão pelos pares, nem tão pouco se trata de uma forma alternativa para publicação a baixo preço. É simplesmente uma forma de tornar os resultados de investigação acessíveis livremente online para toda a comunidade científica.
A Universidade de Aveiro é uma das instituições portuguesas presentes no RCAAP, através dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, com o Repositório Científico da UA, SiNBAD, onde estão disponíveis mais de 3.225 teses e dissertações em acesso livre, prevendo-se para breve a integração de centenas de artigos, relatórios de investigação e outros trabalhos científicos resultantes da investigação desenvolvida na instituição. |